Ser organizado e honesto dá sempre muito mais trabalho
     



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Exibindo POSTs com o tema de: cultura empresarial


08 de Novembro de 2018

A GRAÇA DA VIDA
Você sempre deve fazer o seu melhor, usando todas as habilidades que possui. Mesmo assim, você nunca vai controlar todas as variáveis.

De repente, por coisas que você não tem controle, tudo pode parecer perdido. E é nesse momento, que você mais deve continuar fazendo sempre o teu melhor, usando todas suas habilidades possíveis.

Porque as coisas podem voltar pra você com a mesma imprevisibilidade com que foram. Às vezes você não as quer mais; Às vezes elas voltam pra ser como sempre deveriam ser.

É aquela história de que o mundo dá voltas. Mesmo que sejam voltas demasiadamente grandes e desanimadoras.

É essa é a graça a vida.




17 de Agosto de 2018

A CRÍTICA - CONSELHO GRÁTIS DO DIA
A critica é a melhor coisa que existe para o gestor.
É a contribuição gratuita na identificação de um erro que provavelmente você não percebeu.

Por isso, crítica é OPORTUNIDADE, mesmo que tenha sido feita com má intenção.

O seu sucesso estará na capacidade de absorver a crítica e encontrar um meio para corrigi-la (se houver).
O fracasso consiste em entender a crítica como ofensa, e deixar as coisas como são.

Lembre-se que ninguém agrada gregos e troianos. Então, posicione-se de um lado do muro, e prepare-se para as pedras que serão lançadas.
Não se preocupe com as pedras que não te acertarem, elas foram lançadas no vazio e, só vão te atrapalhar se você se distrair com elas.

A diferença é saber o que fazer com as pedras que vierem na sua direção, melhorando sua posição. De vez em quando, uma delas vai te acertar.

Obrigado, de nada.




01 de Outubro de 2015

A VOLKSWAGEN E O BRASIL


Recentemente, foi descoberto nos EUA que a Volkswagen instalou em seus carros, dispositivos inteligentes capazes de mudar o funcionamento do motor toda vez que sensores identificavam que se estava fazendo teste de poluição.

Sendo assim, os carros passavam no teste, mas estavam irregulares.

O escândalo por si só é gigante, mas não deixa de ser curioso: a inteligência alemã à serviço da picaretagem.

Como nos países sérios a coisa funcionam e a ética não é um instrumento à serviço dos interesses individuais, o presidente da VW se demitiu e o governo americano já define a multa na casa dos bilhões de dólares.

Diante dos fatos, um usuário do Youtube adicionou legendas ao vídeo institucional da VW, mudando o discurso do presidente aos padrões da cultura dos brasileiros canhotinhos.

REFLITAM.




01 de Dezembro de 2014

EMPREENDEDORISMO
Toda a vez que eu fico muito tempo ocioso, minha cabeça dá um nó com as possibilidades do tema empreendedorismo.
Tenho um milhão de idéias e, como não me falta iniciativa "handson", vou surpreendendo aos que me rodeiam.
Ultimamente tenho gasto bastante tempo em linhas de programação, com surpresas que vêm por aí.
Ao responder minha pergunta favorita "O que você fez hoje que te aproxima do teu sonho?" tenho usado o capslock: MUITA COISA!
Aproveitando esses dias ociosos pela segunda sessão de quimioterapia, ajustei alguns pontos de vista com o vídeo de Guto Ferreira: assista aqui
E li entusiasmado (recomendo) os dois livros da Bel Pesce: a menina do vale. Poderiam ter sido escritos por mim, tamanha similaridade de pensamentos.
Quem tem o espírito empreendedor vai se identificar... Lembrando que, na essência, empreender não é fundar uma empresa, mas sim, fazer a diferença em algo, ou para algo.
E você? Qual é o seu sonho de vida?




15 de Julho de 2009

Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma idéia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s).

Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.




19 de Maio de 2009

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível".
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio. Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Mas quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Albert Einstein? Picasso? Zico (até hoje o Flamengo está órfão de um Zico)?
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Nunca me esqueço do primeiro programa dos Trapalhões depois da morte do Zacarias. O Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:
- Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:.. Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível.

O que você faz é uma gota no meio do oceano. Mas sem ela o oceano será menor.





29 de Janeiro de 2009

Todo mundo que conheço queria ter um carro. Carro no Brasil, além de ser um excelente aliado no transporte diário é sinônimo de status. Com apelo erótico.
Um amigo meu queria um carro que chamasse a atenção onde estivesse. Pouparia-lhe horas de convencimentos intermináveis na orelha daquela menininha que ele acabou de conhecer. Outro, trocou um SUV por um mais discreto, sem chamar atenção dos seus rendimentos. Mas, afinal, quanto custa ter um carro?
Essa pode parecer uma pergunta estúpida - mas não é. Acho que todo mundo (inclusive eu) vai cometer ou já cometeram o erro da má avaliação. Seduzidos pelo objeto mais desejado do país (como diz bem a propaganda daquele posto de gasolina) estrangulam as economias e percebem que o sonho se transforma diariamente num pesadelo.
Um carrinho interessante pode custar uns R$ 30.000, ou metade disso se for o seu primeiro. Independente do preço inicial o que muda geralmente é só o tempo da prestação (palavra redundante nesses tempos de crise): suponhamos aqui que ela torre uns R$ 500,00 mensais do seu orçamento. E se você pode pagar, já pode comprar, certo?
Antes de cair em tentação, não se esqueça do seguro. Para quem mora numa cidade como São Paulo, onde se contabilizam os roubos por hora, ele é essencial. Tudo vai depender do seu perfil: se você ainda estuda, trabalha ou tem garagem em casa. Na média, este seguro deve custar uns dois mil, divididos em 10 parcelas (com juros) de R$200.
Opa, não se assuste se esses R$200,00 não estavam nos planos, pois tem mais: o IPVA/DPVAT deve custar R$700,00, o que dá R$60,00 pro mês.
E a gasolina? Se você não for usar muito o carro, deve gastar uns R$80,00 por mês. E não se esqueça dos extras da locomoção: pedágio, estacionamento e os insuportáveis flanelinhas que podem lhe custar mais R$50,00 por mês. Sem contar as moedinhas que você gentilmente distribui para os malabaristas dos semáforos.
Se você tiver sorte por seu carro ser novo, não vai gastar muito com manutenção. Vamos torcer para não rasgar um pneu (R$150) e nem estourar um amortecedor (R$120). Que as revisões fiquem apenas nas trocas do óleo e dos filtros, além do alinhamento e balanceamento.
No fim das contas, sem levar em conta a depreciação do veículo e supondo que você nunca vá batê-lo (ou outro imprevisto desagradável), aqueles R$500 da prestação se transformaram em quase R$1.000,00 por mês. É, ficou caro...
Mas você ainda pode abater da conta uns trocos que evitará gastar em cerveja nesses tempos de lei seca e bafômetro, só não se anime muito: alguns deles você vai ter que usar para lavar o carro de vez em quando. Afinal, niguém vai querer ver você andando naquele carrinho imundo...




22 de Janeiro de 2009

Você é Hands On?
Se a vaga do POST do dia 20 de janeiro fosse anunciada num jornal, o cargo de Gestor de Atendimento Interno, nome que agora se dá à Seção de Serviços Gerais seria acompanhado da cobrança (sem contar a formação superior) de diversas qualidades: liderança, criatividade, energia, ambição, conhecimentos de informática e fluência em inglês. Para o felizardo que conseguisse convencer o entrevistador de que possuía essa variada gama de habilidades, o salário seria um assombro: R$ 1.800,00. Ou seja, um pitico.
Não que esse é um exemplo fora da realidade. Ao contrário, é quase o paradigma dos anúncios de emprego. A abundância de candidatos permite que as empresas levantem cada vez mais a altura da barra que o postulante terá de saltar para ser admitido.
E muitos, de fato, saltam. E se empolgam. E aí vêm as agruras da super-qualificação, que é uma espécie do lado avesso do efeito pitico...
Desta forma, o mercado de trabalho fica dividido em duas facções:
1 - Uma, cada vez maior, é a dos que não conseguem boas vagas porque não têm as qualificações requeridas.
2 - E o outro grupo, pequeno, mas crescente, é o dos que são admitidos porque possuem todas as competências exigidas, mas não poderão usar nem metade delas, porque, no fundo, a função não precisava delas.

Alguém ponderará (com justa razão) que as empresas estão de olho no longo prazo: sendo portador de tantos talentos, o funcionário poderá ir sendo preparado para assumir responsabilidades cada vez maiores.
Mas a empresa pode cair nessa armadilha: as conversas ficam de tão alto nível que um visitante desavisado confundiria o corredor do café com a Fundação Alfred Nobel. Pessoas superqualificadas não resolvem simples problemas!
Conta uma história que o grupo de marketing e finanças foi visitar uma das fábricas de uma empresa, quando, no meio do caminho, a VAN pifou. Como isso foi antes do advento do milagre do celular, o jeito era confiar no especialista, o Cleto, o motorista. E aí todos descobriram que o Cleto falava inglês, tinha informática, energia e criatividade e estava fazendo pós-graduação... só que não sabia nem abrir o capô. Duas horas depois, quando o pessoal ainda estava tentando destrinchar o manual do proprietário, passou um sujeito de bicicleta. Para horror de todos, ele falava 'nóis vai' e coisas do gênero. Mas, em 2 minutos, para espanto geral, botou a VAN para funcionar. Deram-lhe uns trocados e ele foi embora feliz da vida.
Aquele ciclista anônimo era o protótipo do funcionário para quem as empresas modernas torcem o nariz: O QUE É CAPAZ DE RESOLVER, MAS NÃO DE IMPRESSIONAR.
Afinal, aonde vamos parar?




20 de Janeiro de 2009

Uma empresa realizou uma duríssima competição com diversos candidatos para uma vaga de atendimento interno. Numa das últimas fases, os currículos podiam ser encadernados.
Fabiana foi admitida numa disputa duríssima. Venceu por uma especialização que o concorrente mais próximo deixou de fazer.
No 3° dia de emprego, a gestora de atendimento interno recebeu Borges, da Contabilidade.
Borges - Fabiana, eu quero três cópias deste relatório.
Fabiana - In a hurry!
Borges - Saúde.
Fabiana - Não, Seu Borges, isso quer dizer 'bem rapidinho'. É que eu tenho fluência em inglês. Aliás, desculpe perguntar, mas por que a empresa exige fluência em inglês se aqui só se fala português?
Borges - E eu sei lá? Dá para você tirar logo as cópias?
Fabiana - O senhor não prefere que eu digitalize o relatório? Porque eu tenho profundos conhecimentos de informática.
Borges - Não, não.. Cópias normais mesmo.
Fabiana - Certo. Mas eu não poderia deixar de mencionar minha criatividade. Eu já comecei a desenvolver um projeto pessoal visando eliminar 30% das cópias que tiramos.
Borges - Fabiana, desse jeito não vai Dar!
Fabiana - E eu não sei? Preciso urgentemente de uma auxiliar.
Borges - Como assim?
Fabiana - É que eu sou líder, e não tenho ninguém para liderar. E considero isso um desperdício do meu potencial energético.
Borges - Olha, neste momento, eu só preciso das três cópias.
Fabiana - Com certeza. Mas antes vamos discutir meu futuro...
Borges - Futuro? Que futuro?
Fabiana - É que eu sou ambiciosa. Já faz dois dias que eu estou aqui e ainda não aconteceu nada.
Borges - Fabiana, eu estou aqui há 18 anos e também não me aconteceu nada!
Fabiana - Sei. Mas o senhor é hands on?
Borges - Hã?
Fabiana - Hands on... Mão na massa.
Borges - Claro que sou!
Fabiana - Então o senhor mesmo tira as cópias. E agora com licença que eu vou sair por aí explorando minhas potencialidades. Foi o que me prometeram quando eu fui contratada.




16 de Janeiro de 2009

- Será que vai chover hoje?
Se você responder 'com certeza'... provavelmente trabalhe em vendas: O pessoal de vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
Se a resposta for 'sei lá, estou pensando em outra coisa'... então a sua área é marketing: o pessoal de marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
Se você responder 'sim, há uma boa probabilidade'... você deve ser engenheiro: o pessoal da engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
Se a resposta for 'depende'... você nasceu para recursos humanos: uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
'Ah, a meteorologia diz que não'... é a resposta de que é de contabilidade: sempre confiando mais nos dados no que nos próprios olhos.
O pessoal do financeiro responde 'sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas': estão sempre bem preparados para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder 'não sei'... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso. De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder 'não sei' quando não sabe. As outras sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.
'Não sei' é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.
Parece simples, mas responder 'não sei' é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa. Por quê? Eu sinceramente 'não sei'.

Adaptado de texto creditado à Antonio Ermírio de Moraes





07 de Julho de 2007

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está. Em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois:
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.

Texto adaptado de Roberto Shinyashiki





13 de Junho de 2007

Tudo acontece ao mesmo tempo. O telefone toca, a resposta a um e-mail está pelo meio, alguém chama e o MSN pisca sem parar, avisando que há três pessoas querendo lhe dizer alguma coisa. E você, como reage? Faz uma coisa de cada vez ou todas simultaneamente?
Se você é multitarefa, sinto informar que está perdendo tempo e correndo mais riscos de errar. É o que indicam estudos recentes nos campos da psicologia, da neurologia e da relação homem-máquina. Uma dessas pesquisas, realizada pelo centro de neurociências da Universidade Vanderbilt, revela que o nosso cérebro não consegue se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo.
Quando o ser humano tenta executar duas tarefas de uma vez só, a execução da primeira atrasa a segunda, devido a um gargalo no processamento da informação. Das duas tarefas propostas aos participantes da pesquisa, a segunda apresentou atraso de até um segundo. Para a maioria das tarefas, um segundo não é grande coisa, mas pode ser fatal se for falar ao celular num carro a 120 km por hora.
Além das limitações do cérebro, temos o efeito dispersivo da tralha tecnológica, como o aparentemente inofensivo alerta de chegada de mensagens. Segundo estudo da pesquisadora Shamsi Iqbal, da Universidade de Illinois, é comum o indivíduo atender ao alerta, dar uma olhada nos e-mails e voltar para o que estava fazendo cerca de 9 minutos depois, pelo menos. Em um grupo de desenvolvedores da Microsoft, o tempo de retorno à tarefa inicial chegou a 15 minutos. Nesse ritmo de dispersão, dez interrupções consumiriam 2 horas e meia, um tempo muito precioso.
E você, quanto tempo perde do seu dia de trabalho com telefone, alertas de e-mail, messenger e outras interrupções? Seja qual for o resultado, checar os e-mails só a cada uma hora, desabilitar os alertas e desligar o celular durante a realização de uma tarefa que exija concentração pode ser um bom começo para poupar tempo.




09 de Junho de 2007

Você consegue um bom emprego na hora que bem entender?
Você descola um amor do dia para a noite?
Se entrar num banco, sai de lá com um empréstimo sem burocracia?
Se você respondeu sim para todas estas perguntas, parabéns. E fique atento para o horário de partida do seu disco voador, pois a qualquer momento você terá que voltar para casa.
Entre nós, terrestres, o sim é uma resposta rara. Na maioria das vezes, não há vagas, não querem editar nossos poemas, não temos fiador, a garota não quer ouvir uns discos na sua casa, o garoto não quer usar camisinha e o guarda de trânsito não foi com sua cara e vai multá-lo, sim senhor. Não está fácil pra ninguém.
Ao contrário do que possa parecer, esta não é uma visão pessimista da vida. As coisas são assim, dão certo e dão errado.
Pessimismo é acreditar que ouvir um não seja uma barreira para realizar nossos planos. Tem gente que fica paralisado, nunca mais vai à luta.
Já o otimista resmunga um pouco e segue em frente.
O segredo: cada não recebido deve entrar por um ouvido e sair pelo outro. Não os colecione! Não sobrevalorize!
Espere, sem pressa, a hora do sim. O não é tão freqüente que chega a ser banal. O não é inútil, serve só para fragilizar nossa auto-estima. Já o sim é transformador.
O sim muda a sua vida. Sim, aceito casar com você. Sim, você foi selecionado. Sim, vamos patrocinar sua peça.
Quando não há o que detenha você, as coisas começam a acontecer, sim.




03 de Junho de 2007

Existe um princípio que diz que apenas 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, e os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
Isto quer dizer que nós não temos controle sobre os 10% do que nos acontece. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho.
Mas, sobre os outros 90%, você tem o controle absoluto.
Imagine você tomando o café da manhã e sua filhinha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto, mas o que acontecerá em seguida será determinado pela sua reação.
Você pode se irritar, repreender a menina e fazê-la chorar. Ser grosseiro com a mulher porque ela colocou a xícara na beirada da mesa, e propiciar uma batalha verbal! Ao ir mudar a camisa, você pode se atrasar, suficiente para a sua filha perder o ônibus para a escola. Pra compensar o tempo perdido de levá-la a escola, você pode tomar uma multa de alta velocidade ou de farol vermelho. Definitivamente o dia começou mal!
Se você não teve controle sobre o que aconteceu, pelo menos reaja de um jeito diferente. Ao tomar o banho de café, você simplesmente poderia ter dito: "Está tudo bem, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa você olha pela janela e vê a menina pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando um tchau!
Notou a diferença? Por isso pense: Sua vida é guiada por sua reação.

Baseado em texto de Stephen Covey


 




 
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