"Bem... mas pra que isso serve?"

-
1968 - Um engenheiro da divisão de sistemas avançados da IBM
Durante uma palestra interna da Empresa sobre o microchip

Busca no Planeta Maebee:

Usuário:
Senha:

IP do cliente:
54.81.108.205
 


SOBRE O PLANETA MAEBEE


Criado em 1996, no início da internet no Brasil, este nasceu da minha idéia de sempre produzir algum conteúdo para os outros.
No começo, eu escrevia alguns fanzines com tiragem mínima, alguns softwares e outras idéias.
Resolvi então aprender o HTML, por causa de um chavão que batia na minha cabeça:
        "A internet é o único lugar no mundo, onde você pode expressar todas suas idéias, a um custo insignificante".
Durante uma viagem à suíça, fiz uma promessa de fazer um site de hóquei no Brasil, numa época em que a internet engatinhava.
Desde então, este site tornou-se o primeiro site de Hóquei do Brasil e um dos primeiros do Mundo. A nível mundial, um dos mais inovadores.
O termo MAEBEE vem da frase "Marcelo é uma abelha (Ma é Bee)", uma alusão ao primeiro endereço deste site, no servidor ILHA DO MEL, no extinto serviço GEOCITIES. Já na segunda versão, para além do hóquei, este site passou a incorporar outros temas, que agora fazem parte definitivamente do universo Maebee. Abaixo, segue um histórico da evolução do conteúdo.


Hóquei no Brasil
http://www.terravista.pt/ilhadomel/1154/index.htm

Lançamento: novembro de 1996.
Conteúdo: O primeiro site tinha um conteúdo simples: a página de entrada, uma de Hóquei masculino, outra de feminino e os links, que eram poucos.
Curiosidades: Criado com o MIcrosoft Frontpage, este Site foi uma promessa ao Francês Boris Tarassioux, que organizava os Webmasters de Hóquei na net.
Total de visitantes: ~200.
Maebee Homepage
http://www.terravista.pt/ilhadomel/1154

Lançamento: fevereiro de 1997.
Conteúdo: Utilizando frames, o site foi reformulado, com um fundo musical e outros assuntos, além do Hóquei: a Corrida sobre Patins, X-files e Spider-man. E ainda um tutorial explicando como criar o próprio Website.
Curiosidades: Foi a primeira vez que o Site não tinha o Hóquei como único assunto. Programado em um editor de códigos ASCII e não mais no FrontPage, o site já começava a incomodar. Recebia uma advertência do CIRH sobre conteúdo publicado.
Total de visitantes: ~700.


Maebee Homepage - Multimídia e Design
http://www.maebee.com.br

Lançamento: maio de 1998.
Conteúdo: Com a compra do domínio maebee.com.br, hospedado na Digiweb, o projeto se divide em dois endereços. Este foi o início da idéia de transformar o conhecimento em negócio.
Curiosidades: Com apenas duas páginas, o site era anunciado na TV, em parceria com o programa GIRO ESPORTIVO.
Total de visitantes: indeterminado.
Hóquei no Brasil
http://www.maebee.com.br

Lançamento: julho de 1998.
Conteúdo:Depois de renovado, o site foi trasnferido para o novo endereço, abandonando o servidor ILHA DO MEL, no GEOCITIES. Voltou a publicar somente hóquei, assunto preferido dos visitantes. Além das novidades, o site mostrava Históricos, Regras, Resumos de Campeonatos e outras assuntos relacionados ao esporte.
Curiosidades: O site se espelhava com outro projeto que eu estava envolvido: a equipe Seniores Feminino de Hóquei da Associação Portuguesa de Desportos, que atingia a posição nº1 do ranking mundial Worldhockey. Durante o Campeonato Brasileiro de Hóquei Feminino de 1997, o site recebeu uma advertência por escrito da CBHP por criticar a arbitragem do evento.
Total de visitantes: ~4000.


Bloqueado
http://www.maebee.com.br

Lançamento: junho de 1999.
Conteúdo: Com a morte de Antonio Livramento, considerado por muitos como o maior jogador de Hóquei em Patins da História, o site foi interditado uma semana em uma radical homenagem póstuma.
Curiosidades: O aposentado Antonio Livramento faleceu, coincidentemente, durante a disputa do Campeonato Mundial de Seniores Masculinos.
Total de visitantes: ~120.
Maebee Homepage
http://www.maebee.com.br

Lançamento: julho de 1999.
Conteúdo: O Site voltou a contar com outros assuntos, para além do Hóquei em Patins. Informática, Automobilismo, Humor e mais.
Curiosidades: O Site teve um grande aumento no volume de visitantes devido a seu novo estilo jornalístico de abordagem.
Total de visitantes: ~4000.


Maebee Homepage 2000 - versão 1
http://www.maebee.com.br

Lançamento: janeiro de 2000.
Conteúdo: Atualização visual comemorativa do ano 2000.
Curiosidades: Depois de comprovar sua força como meio de comunicação, o Maebee Homepage foi reconhecido oficialmente pela CBHP e FPHP, incluindo na sua página os emblemas oficiais das entidades.
Total de visitantes: ~2000.
Maebee Homepage 2000 - versão 2
http://www.maebee.com.br

Lançamento: junho de 2000.
Conteúdo: O Site renovou seu visual, retirando as frames e facilitando a navegação. Os assuntos foram agrupados de uma maneira mais racional.
Curiosidades: Mantendo o caráter jornalístico-informativo, o site perdeu o reconhecimento oficial das entidades do hóquei por prever e criticar duramente a fracassada campanha da Seleção Brasileira no mundial feminino do ano 2000.
Total de visitantes: ~4000.


Maebee Homepage 2001
http://www.maebee.com.br

Lançamento: março de 2001.
Conteúdo: Desanimado, deixo o site abandonado.
Curiosidades: Com a minha mudança para o Hóquei de Portugal e cansado pelas sucessivas críticas aos pontos de vista das reportagens, a aba Hóquei, principal atrativo do site, fica bloqueada.
Total de visitantes: ~8000.
Bloqueado
http://www.maebee.com.br

Lançamento: setembro de 2001.
Conteúdo: Assim como tinha acontecido quando da morte de Antonio Livramento, o site ficou novamente interditado, desta vez por duas semanas, em uma homenagem póstuma ao amigo Yader Torlay.
Curiosidades: Yader Torlay, dirigente do Palmeiras à época, era o brasileiro mais influente no hóquei mundial.
Total de visitantes: ~400.
Maebee Homepage 2002
http://www.maebee.com.br

Lançamento: janeiro de 2002.
Conteúdo: Animado com as conquistas do meu trabalho junto ao Centro Desportivo Nortecoope, o site volta a falar de Hóquei, noticiando também o desempenho dos brasileiros na Europa.
Curiosidades: O site transmite ao vivo, por streamming, partidas do Centro Desportivo Nortecoope, tornando-se o primeiro site do mundo a transmitir partidas de hóquei ao vivo, pela internet.
Planeta Maebee
http://www.maebee.com.br

Lançamento: agosto de 2002.
Conteúdo: Com meu crescente interesse por informática, o site dá igual interesse ao Hóquei e à seção Info, com a publicação de notícias.
Curiosidades: Pela primeira vez é utilizado o termo "Planeta Maebee".
Planeta Maebee
http://www.maebee.com.br

Lançamento: janeiro de 2004.
Conteúdo: O site fica mais sóbrio e tem conteúdo exclusivo de informática. Tudo sobre Hóquei e outros assuntos é excluído.
Curiosidades: O site fica sincronizado com meu crescimento profissional na IBM e no mundo LINUX.
Hóquei.net
http://www.hoquei.net

Lançamento: outubro de 2005.
Conteúdo: Volto a abordar o conteúdo de Hóquei em Patins em um endereço diferente. Dura menos de um ano e é retirado do ar.
Curiosidades: Durante os anos de 2003-2005, apareceram novos sites de Hóquei em Patins no Brasil, entre eles, o excelente Hóquei-PE, do Breno. Desta forma, me senti desobrigado a relatar o que se passava com o esporte durante este período.
Com o fim do Hóquei-PE em 2005, pela transferência do Breno para um time do Rio de Janeiro, me vi obrigado a refazer o site, agora como atleta aposentado.

M@ebee
http://www.maebee.com.br

Lançamento: agosto de 2006.
Conteúdo: Em comemoração aos 10 anos, o site volta a ser um site pessoal, com igual atenção aos tópicos.
Curiosidades: Com o início da minha carreira CLT na Costa e Garcia do Brasil (depois Beta do Brasil), o site perde seu potencial de negócios e passa a ser um site exclusivamente pessoal.
As notícias do Hóquei ocupam uma aba e perdem a característica jornalística, noticiando os eventos na visão de um colaborador.
Surge a aba POSTs no qual começo a escrever opiniões, sentimentos e outros textos sobre acontecimentos em geral.
M@ebee
http://www.maebee.com.br

Lançamento: fevereiro de 2011.
Conteúdo: O site sofre uma leve reformulação no Layout depois de ficar abandonado desde agosto de 2009. Grande parte do conteúdo é perdido na migração do servidor. O site fica "vazio".
Curiosidades: O Site fica fora do ar por duas semanas, em função de um erro da Digiweb durante a aquisição da empresa pelo UOL. Extremamente irritado pela incompetência dos novos profissionais, mudo de servidor para Locaweb.
Ensaio um processo no PROCON e uma declaração enfurecida fica na página principal por anos.
Os POSTs antes publicados aqui, são publicados diretamente nas páginas do Facebook.

Hóquei Brasil
http://www.hoqueibrasil.com.br

Lançamento: agosto de 2011.
Conteúdo: A seção de Hóquei volta para um endereço próprio, idealizado no Hóquei.net. O projeto volta a ganhar contornos jornalístico.
Curiosidades: A separação do endereço é um sonho antigo de construir uma base de Dados completa do Hóquei sobre Patins brasileiro.
Planeta Maebee
http://www.planetamaebee.com.br

Lançamento: setembro de 2014.
Conteúdo: O site sofre uma reformulação de Layout e volta a utilizar o termo Planeta Maebee.
Curiosidades: Com meu diagnóstico de cancer, resolvi unificar todas as versões anteriores em um site de novo layout, resgatando textos, post e notícias espalhados por estes tantos anos de informação.



Muita gente colaborou com a criação destes sites. Dentre as diversas versões deste projeto, foram citados com agradescimento várias pessoas:
Ari (Funcionário da FPHP que sempre colaborou com informações de Hóquei), Andria Hunter (Erros no Netscape) e Antonio Duarte (Otimização do Endereço);
Victor Santos, Fernando Castro, Washington Ascenso e Raul Lara Campos (Histórico); Marcellus Cassius (Calculadora HP48G);
Boris Tarassioux (União dos Webmasters), Thânia Ferreira (Fotos), André Luis Chino, Sérgio Tregier, Filipe Pimentel, Patricia Perini e à família Sakuma(inumeráveis itens).
Especial agradescimento às famílias Martins de Albuquerque e Capelozza, que fazem meus dias cada vez melhores.



 
Marcelo Martins de Albuquerque - ©1997-2014 Todos os direitos Reservados